Skip to content
4 fatores que diminuem a produção de colágeno

4 fatores que diminuem a produção de colágeno

Seu corpo é responsável por produzir vários tipos de proteínas, entre elas, o colágeno. Após os 30 anos, a produção natural do colágeno, diminui, fazendo com que sua pele perca gradualmente a firmeza, então, as rugas e linhas de expressão começam a aparecer. Existes, no entanto, fatores externos, como alguns hábitos, que podem acelerar essa diminuição do colágeno em seu corpo – acarretando em um envelhecimento precoce. Confira esses fatores e fique longe deles para manter sua pele sempre saudável.

Fumo

As toxinas presentes no cigarro destroem o colágeno e a elastina da pele. A nicotina também estreita os vasos sanguíneos nas camadas externas da pele, reduzindo a entrega de nutrientes e oxigênio para a pele, comprometendo sua saúde.

<small>Uma dieta rica em açúcares é um dos fatores do envelhecimento precoce</small>
Dieta rica em açúcares: um dos principais fatores do envelhecimento precoce

Consumo excessivo de açúcar

Uma dieta com consumo excessivo de açúcar aumenta os níveis de glicação, um processo pelo qual o açúcar no sangue se liga às proteínas para formar novas moléculas, essas moléculas danificam as proteínas adjacentes e podem tornar o colágeno seco e frágil.

? Aproveite para ler: 7 causas do envelhecimento precoce da pele

Sol

Os raios ultravioletas podem diminuir as taxas de colágeno do corpo, pois danificam as fibras de colágeno e induzem a acumulação de elastina anormal, essa elastina anormal produz uma enzima também capaz de destruir o colágeno.

Doenças autoimunes

Algumas doenças autoimunes podem criar anticorpos que agem destruindo o colágeno. Mutações em genes também podem levar a uma diminuição de colágeno produzido pelo organismo.


Deve-se entender que uma vida saudável ajuda a manter seu organismo funcionando harmoniosamente e que a diminuição da produção de colágeno é uma consequência natural do processo de envelhecimento. Felizmente, hoje, podemos contar com tratamentos que agem repondo o colágeno e reparando os danos causados pelo dia-a-dia. Possui alguma dúvida ou alguma sugestão? Escreve para nós 😉

Este artigo tem 1 Comentário

Comentários encerrados.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?