Skip to content
Conheça os benefícios do exercício físico para uma pele saudável

Conheça os benefícios do exercício físico para uma pele saudável

Quantas vezes por semana você costuma praticar atividade física? Essa é uma pergunta feita pela maioria dos médicos durante uma consulta inicial, certo? E você deve imaginar por que. Exercícios físicos são fundamentais para uma vida mais equilibrada, interferindo não só na estética, mas principalmente no controle do colesterol e dos baixos níveis de pressão arterial, além de afetar de forma positiva o coração, deixar os ossos mais fortes e manter a pele saudável.

Exercitar o corpo com frequência é um dos principais fatores para a construção da qualidade de vida. Independente do tipo de atividade, se praticadas com regularidade e acompanhamento, elas melhoram as funções cardíacas, ajudam no controle do peso, reduzem o risco de doenças e amenizam o cansaço mental. Junto a tudo isso, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada da beleza da pele.

Como a atividade física contribui para uma pele mais bonita

Já sabemos que a prática de exercícios libera substâncias químicas em nosso corpo e que essa reação nos traz diversos benefícios. A produção de serotonina, que acontece enquanto nos exercitamos ou fazemos algo que nos deixe feliz, exerce uma ação antioxidante no corpo. Para a pele, essa ação tem um efeito triplo: fecha os poros, dá mais elasticidade e gera menos oleosidade.

Outra substância liberada durante os exercícios é a endorfina. Ela, por sua vez, é responsável pelo relaxamento e pelo aumento da resistência dos órgãos, além de bloquear os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele.

A transpiração, por si só, tem o poder de deixar nossa pele saudável, uma vez que ajuda na limpeza dos poros e na renovação das camadas cutâneas superficiais. O suor ajuda na eliminação das impurezas e das toxinas que impedem a beleza da pele. Junto com ele, o estímulo da circulação faz com que mais oxigênio passe pela pele, levando nutrientes responsáveis pela prevenção de infecções e erupções, como a própria acne.

Leia também: 9 super dicas para deixar sua pele mais firme

Pele mais firme e menos enrugada

Pense nos efeitos do exercício físico para os seus músculos. A prática das atividades enrijece e dá mais firmeza a todo o corpo, e não é diferente com a pele. A renovação das células estimula também a produção de elastina, que deixa os tecidos mais leves e menos enrijecidos, prevenindo o envelhecimento precoce.

A energia liberada durante o exercício também contribui para uma rotina mais equilibrada, com noites de sono completas e redução do nível de estresse. Tudo isso diminui a chance do aparecimento de olheiras e rugas causadas pelo cansaço e pela ansiedade, alterando positivamente todo o ritmo do corpo.

Leia também: 7 causas do envelhecimento precoce da pele

Bem-estar e equilíbrio

Dança, corrida, musculação: todo exercício físico traz benefícios para a manutenção de uma pele mais saudável. Isso acontece também porque a prática regular gera satisfação e qualidade de vida, fatores muito importantes para a nossa felicidade. E não há nada melhor para a beleza da pele!

Você também sente que os exercícios físicos deixam sua pele mais saudável? Conte sua experiência para nós!

Este artigo tem 1 Comentário

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?