A cirurgia para redução de estômago é indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para…
Por que tantos cosméticos para a pele não funcionam?
Os cosméticos de uso tópico para a pele, ou seja, os cremes e loções aplicados diretamente sobre a área tratada, são muito populares. Ainda assim, são desacreditados pela população. Sobretudo os produtos contra o envelhecimento da pele. Afinal, por que tantos cosméticos para a pele não funcionam apesar das promessas? Quais as causas dessa ineficiência? A resposta gira em torno de dois pontos principais:
1 – Dificuldade de penetração e permeação pela pele
A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por proteger nosso organismo do contato com o ambiente. Sua estrutura consegue resistir ao contato com um enorme número de agentes externos prejudiciais a nossa saúde, e sua habilidade protetora infelizmente não sabe diferenciar bons ativos de componentes tóxicos. Assim, a aplicação de cosméticos tópicos encontra quase sempre seu primeiro obstáculo na natureza do nosso próprio corpo.
Vários cremes e loções aplicadas na pele nem sequer atravessam a camada mais externa e de mais difícil permeação, o estrato córneo. Sua ação é bloqueada antes mesmo de atingirem a camada que pretendiam tratar.
2 – Perda de propriedades ainda no frasco
Os componentes ativos presentes nos cosméticos e destinados ao tratamento da pele muitas vezes perdem sua capacidade de ação ainda no frasco. Sua instabilidade faz com que passem por reações químicas e mudem inteiramente suas propriedades. Seja pelo contato com o ar, ou mesmo através de reações com outros componentes da fórmula. Quando o cosmético é aplicado sobre a pele, as vezes já perdeu sua função.
Afinal, existe solução para os cosméticos?
Felizmente, SIM! Cientistas felizmente encontraram soluções para ambos os problemas presentes nos cosméticos tópicos. A resposta veio através de uma das maiores novidades recentes: a nanotecnologia.
A nanotecnologia utiliza partículas “nano” em sua engenharia. As nanopartículas são matéria em escala minúscula. Para se ter uma ideia, em um metro existem um bilhão de nanômetros a unidade de medida das nanopartículas.
Presente em automóveis como a Mercedes-Benz, em curativos adesivos como a Band-Aid e até em cremes dentais, a nanotecnologia revolucionou diversas áreas do conhecimento. Com os cosméticos, não foi diferente.
Produtos com nanotecnologia possuem maior eficiência pois as partículas são tão minúsculas que conseguem penetrar mais facilmente a pele. Desta forma, alcançam camadas que outros produtos não alcançam.
Além disso, a nanotecnologia possibilitou o desenvolvimento da encapsulação de ativos. Resumidamente, os componentes responsáveis por reagir com a pele são envelopados, de forma a impedir sua reação antes do contato com a pele. Apenas após aplicados eles reagem com elementos como o calor do corpo e passam a agir.
Nós lançamos o nosso primeiro produto com Nanotecnologia: o Novun Face Lift. Desenvolvido com ativos de segurança e aprovados pela Anvisa, ele age em camadas profundas da pele contra o envelhecimento, a flacidez, as rugas e as marcas de expressão. O resultado é imediato e progressivo a longo prazo.
Para maiores resultados contra o envelhecimento da pele, não deixe de conhecer também o nosso Novun Colagenus.