Skip to content
Foto aproximada do rosto de uma mulher que encara a câmera como se olhasse no espelho. Com um dedo, ela puxa uma sobrancelha para cima.

Por que tantos cosméticos para a pele não funcionam?

Os cosméticos de uso tópico para a pele, ou seja, os cremes e loções aplicados diretamente sobre a área tratada, são muito populares.  Ainda assim, são desacreditados pela população. Sobretudo os produtos contra o envelhecimento da pele. Afinal, por que tantos cosméticos para a pele não funcionam apesar das promessas? Quais as causas dessa ineficiência? A resposta gira em torno de dois pontos principais:

1 – Dificuldade de penetração e permeação pela pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por proteger nosso organismo do contato com o ambiente. Sua estrutura consegue resistir ao contato com um enorme número de agentes externos prejudiciais a nossa saúde, e sua habilidade protetora infelizmente não sabe diferenciar bons ativos de componentes tóxicos. Assim, a aplicação de cosméticos tópicos encontra quase sempre seu primeiro obstáculo na natureza do nosso próprio corpo.

Vários cremes e loções aplicadas na pele nem sequer atravessam a camada mais externa e de mais difícil permeação, o estrato córneo. Sua ação é bloqueada antes mesmo de atingirem a camada que pretendiam tratar.

2 – Perda de propriedades ainda no frasco

Os componentes ativos presentes nos cosméticos e destinados ao tratamento da pele muitas vezes perdem sua capacidade de ação ainda no frasco. Sua instabilidade faz com que passem por reações químicas e mudem inteiramente suas propriedades. Seja pelo contato com o ar, ou mesmo através de reações com outros componentes da fórmula. Quando o cosmético é aplicado sobre a pele, as vezes já perdeu sua função.

Afinal, existe solução para os cosméticos?

Felizmente, SIM! Cientistas felizmente encontraram soluções para ambos os problemas presentes nos cosméticos tópicos. A resposta veio através de uma das maiores novidades recentes: a nanotecnologia.

A nanotecnologia utiliza partículas “nano” em sua engenharia. As nanopartículas são matéria em escala minúscula. Para se ter uma ideia, em um metro existem um bilhão de nanômetros a unidade de medida das nanopartículas.

Presente em automóveis como a Mercedes-Benz, em curativos adesivos como a Band-Aid e até em cremes dentais, a nanotecnologia revolucionou diversas áreas do conhecimento. Com os cosméticos, não foi diferente.

Produtos com nanotecnologia possuem maior eficiência pois as partículas são tão minúsculas que conseguem penetrar mais facilmente a pele. Desta forma, alcançam camadas que outros produtos não alcançam.

Além disso, a nanotecnologia possibilitou o desenvolvimento da encapsulação de ativos. Resumidamente, os componentes responsáveis por reagir com a pele são envelopados, de forma a impedir sua reação antes do contato com a pele. Apenas após aplicados eles reagem com elementos como o calor do corpo e passam a agir.

Nós lançamos o nosso primeiro produto com Nanotecnologia: o Novun Face Lift. Desenvolvido com ativos de segurança e aprovados pela Anvisa, ele age em camadas profundas da pele contra o envelhecimento, a flacidez, as rugas e as marcas de expressão. O resultado é imediato e progressivo a longo prazo.

Para maiores resultados contra o envelhecimento da pele, não deixe de conhecer também o nosso Novun Colagenus.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?