Skip to content

Cuidados pós bariátrica: 3 dicas importantes para depois da cirurgia

A cirurgia bariátrica, chamada também de gastroplastia ou redução de estômago, é um procedimento cirúrgico que impacta diretamente nos hábitos alimentares e na composição física do organismo. Sua recuperação pode durar até um ano, com perdas significativas de peso já nos primeiros meses e efeitos negativos como náuseas, dores e incômodos na região do abdômen.

Os pacientes que recebem a indicação de fazer a cirurgia precisam ficar muito atentos às restrições anteriores e aos cuidados pós bariátrica. É fundamental seguir à risca todas as instruções médicas, tendo a atenção necessária para todo pós operatório, e mantendo as especificações alimentares rigidamente.

Separamos abaixo 3 cuidados pós bariátrica que nem sempre são priorizados, mas que são muito importantes para uma recuperação saudável e efetiva depois da cirurgia:

Mantenha o acompanhamento com um nutricionista

Após a redução do estômago, todo o sistema digestivo passa a ser impactado pelas alterações sofridas, fazendo da alimentação um aspecto fundamental que deve ser mantido da forma mais saudável e restritiva possível. Determinados tipos de alimentos devem ser eliminados nos primeiros meses e reintroduzidos aos poucos, enquanto outros precisam ser comidos somente em forma líquida por pelo menos um mês.

A retomada dos alimentos normais vai acontecendo aos poucos, mas precisa ser acompanhada de perto pelo profissional responsável. É ele quem vai analisar se há algum sinal de deficiência de vitaminas, por exemplo, indicando as melhores formas de repô-las. Mantenha suas consultas ao nutricionista em dia, mesmo depois de muito tempo depois da cirurgia, para manter o processo de emagrecimento saudável e bem orientado.

Não deixe de usar a cinta abdominal

Qualquer cirurgia deve ser tratada com muita atenção, pois causa alterações no corpo que podem levar a consequências negativas, quando não são bem tratadas. O mesmo vale para o procedimento para redução do estômago, que pode ser considerado ainda mais invasivo do que muitas das cirurgias comumente realizadas.

Entre os cuidados pós bariátrica está o uso constante da cinta abdominal. Ela contribui para que o processo de cicatrização seja mais rápido e protege a região onde é feito o procedimento. Junto aos cuidados com o curativo, o uso dos medicamentos e dos materiais indicados pelos médicos contribuem significativamente para uma melhor recuperação.

Acrescente o colágeno hidrolisado aos seus suplementos

Um dos efeitos da cirurgia bariátrica é sentido diretamente na pele, ainda mais quando a perda de peso é muito grande e muito rápida. Para evitar a flacidez, principalmente de regiões como os braços e o abdômen, um grande aliado é o colágeno hidrolisado, que pode ser ingerido em forma de comprimido ou em pó, após um tempo depois do procedimento.

Além de ajudar no fortalecimento da pele, o colágeno também é um elemento importante para acelerar o processo de cicatrização, cumprindo um papel de grande relevância para quem passou pela cirurgia bariátrica.

Leia também: Flacidez no rosto após perda de peso. Como tratar?

Você segue esses cuidados com atenção? Tem alguma outra dica importante para quem acabou de fazer a cirurgia bariátrica? Deixe seu comentário no espaço abaixo.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?