Skip to content

Linhas de expressão: causas, prevenção e tratamento

Pense na quantidade de vezes que você causa movimentos ao seu rosto todos os dias. A cada sorriso, a cada palavra pronunciada, a cada expressão de raiva ou dor: os músculos da nossa face estão se mexendo a todo momento, para nos permitir demonstrar o que estamos sentindo ou querendo externalizar. Essa função gera cansaço à nossa pele com o tempo, causando as linhas de expressão.

Diferente das rugas, as linhas de expressão aparecem como sinais dessa movimentação, tendendo a ser mais aparentes em áreas em que nossa expressão facial se destaca mais, como em volta da boca, dos olhos, ou na testa. Elas costumam aparecer a partir da terceira década de vida, quando os níveis de colágeno ficam mais baixos e a pele perde parte de sua elasticidade e sustentação. A principal diferença para as rugas é que essas têm efeitos mais intensos, sendo causadas principalmente pela ação da gravidade na pele ou pelo envelhecimento genético, localizando-se nos lábios e no pescoço, normalmente.

Prevenção e cuidados contra as linhas de expressão

Entre as semelhanças que unem rugas e linhas de expressão estão os fatores que podem potencializar seu aparecimento. Um deles é a exposição ao sol em excesso. Para combater e prevenir o surgimento precoce das linhas de expressão, é muito importante evitar ficar no sol em horários em que ele está muito intenso, e usar protetor solar todos os dias, para se proteger dos raios UVA e UVB.

Outra ação fundamental é manter a pele sempre hidratada, para evitar que ela fique muito seca e fina e, com isso, aumente as chances da movimentação natural causar efeitos na região do rosto. Para isso, use cremes especiais e adequados ao seu tipo de pele, e não deixe de beber muita água e de se alimentar de forma saudável e equilibrada, priorizando alimentos ricos em vitaminas e nutrientes.

O que você come ou ingere, de forma geral, impacta diretamente no aparecimento e na intensificação das linhas de expressão no seu rosto. Pessoas que fumam ou que tomam muita bebida alcoólica, por exemplo, tendem a  sentir mais intensamente e mais cedo os efeitos do envelhecimento da pele e dos sinais que o tempo deixa no rosto. Uma dica importante é preferir alimentos ricos em vitamina A, C e E, zinco e selênio.

Leia também: Mitos e verdades sobre cremes anti-idade

As linhas de expressão são marcas naturais que o tempo e nossos movimentos faciais deixam no nosso rosto. Mas se, de alguma forma, você se incomoda com elas ou quer prevenir um surgimento precoce, pode contar com produtos especiais que ajudam a manter a pele jovem por mais tempo. Encontre o creme anti-idade mais indicado para você e opções de colágeno em pó ou colágeno em comprimido. Eles vão contribuir para evitar a flacidez da pele, deixando-a mais jovem e com textura mais uniforme.

Você tem linhas de expressão no rosto? Quantos anos você tinha quando as primeiras apareceram e o que você tem feito para combatê-las? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?