Skip to content

O que fazer para evitar artrose? A prevenção é sempre o melhor remédio!

Artrose nada mais é do que um desgaste natural das cartilagens que revestem as nossas articulações. Portanto, não se trata de uma doença, mas sim de uma consequência natural do envelhecimento do nosso corpo.

No entanto, este quadro não é igual para todo mundo. Diversos fatores, entre eles fatores genéticos, podem fazer com que uma pessoa seja mais disposta a ter artrose do que outra ou com níveis de intensidade diferentes. O nosso estilo de vida também pode contribuir para que este desgaste das cartilagens seja intensificado, como por exemplo, ao submeter nossas articulações a uma sobrecarga por estar acima do peso ou por praticar esportes muito pesados e intensos (geralmente em nível competitivo). Isso faz do que as cartilagens sofram mais e aos poucos se desgastem.

E como prevenir a artrose?

Sabendo que a artrose faz parte do envelhecimento natural do nosso corpo e que todos estamos sujeitos a desenvolver, podemos prevenir que este desgaste nos atinja precocemente.

Uma das maneiras de prevenção da artrose é aliviar a carga sobre as nossas articulações. E podemos fazer isso se tivermos mais músculos no corpo, pois eles ajudam a sustentar o nosso peso. Portanto, uma maneira simples e fundamental é praticar exercícios regularmente e ter uma alimentação saudável para aumentarmos a nossa massa muscular. Dessa forma conseguimos diminuir a sobrecarga óssea e articular.

E como falamos no início, a artrose é causada pelo desgaste das cartilagens que revestem nossas articulações. E as cartilagens são formadas predominantemente por colágeno tipo 1 e tipo 2. O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo, com a função de sustentar os tecidos presentes no nosso corpo. Sem ele, os nossos ossos, músculos, cartilagens, pele, cabelo, unhas, entre outros, ficam fragilizados.

Atualmente há diversos estudos que comprovam os benefícios da ingestão de colágeno no tratamento de artrose. O colágeno tipo 2, em especial, vem sendo utilizado para o tratamento da artrose porque ele é fundamental para a manutenção de alguns tecidos, incluindo as cartilagens presentes nas articulações.  O colágeno tipo 1 é o mais comum no nosso corpo, inclusive presente em alguns tecidos cartilaginosos. Ele também é indicado para recuperação das cartilagens e para diversas outras coisas como: aumentar a firmeza da pele, fortalecer unhas e cabelos, ajudar no processo de cicatrização entre muitos outros benefícios.

Portanto, é ideal fazermos a suplementação de colágeno desde cedo, como prevenção. Pois com o passar do tempo, é natural que o nosso organismo reduza gradativamente a produção de colágeno. Isso ocorre mais precisamente a partir dos 30 anos de idade e por isso percebemos os sinais de envelhecimento do nosso corpo, deixando a pele cada vez mais fina e os músculos e cartilagens cada vez mais fracos.

Para repor a quantidade perdida e retardar os efeitos do tempo, médicos costumam recomendar a ingestão do colágeno hidrolisado VERISOL™, que age diretamente sobre o tecido conjuntivo, garantindo resultados mais eficazes. Seu baixo peso molecular e alta biodisponibilidade garantem uma alta absorção e um estímulo da produção de colágeno pelo próprio corpo.

Quer saber mais? Visite nosso site e descubra outros efeitos e benefícios do colágeno.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?