Skip to content
Rugas precoces: entenda os motivos e como prevenir

Rugas precoces: entenda os motivos e como prevenir

Certo dia você acorda e, quando se olha no espelho, lá está ela: sua primeira ruga. Esse momento acontece com qualquer pessoa, uma hora ou outra. Mas, para alguns, a percepção de que o rosto já apresenta marcas mais fortes do tempo pode vir mais cedo do que para outras. Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir e tratar as rugas precoces, e separamos os mais relevantes para você começar a aplicar hoje mesmo.

Por que envelheci tão cedo?

O aparecimento de rugas é um processo natural do nosso corpo. São pequenas dobrinhas da pele causadas pelo aumento da flacidez e pela alteração normal das células. Com o passar dos anos, a pele perde algumas características e se desgasta pelo movimento repetido dos músculos, fazendo surgir marcas nas camadas mais internas, que acabam aparecendo externamente com o tempo. Normalmente, as rugas começam a ficar mais evidentes por volta dos 30 anos, quando a pele perde elasticidade e as marcas passam a ficar permanentes no rosto.

Para algumas pessoas, porém, esse processo acontece um pouco mais cedo, resultando no aparecimento de rugas precoces. Para quem vive essa situação, é comum serem identificados fatores externos, que vão além da genética e potencializam o aparecimento dos sinais faciais. Entre eles estão o sedentarismo, a má alimentação, o cigarro e, principalmente, o excesso de exposição ao sol.

Os raios solares atuam como se fossem um agente fixador dos males do tempo. Eles intensificam o desgaste da pele e fazem aquelas pequenas linhas normais de expressão virarem marcas eternas. Por isso, a primeira medida que você deve tomar para evitar o aparecimento de rugas precoces é usar protetor solar, de forma frequente e correta. Mas não é só isso. Veja outras dicas que podem te ajudar a adiar o momento de ver no espelho a sua primeira ruga:

Pratique exercícios físicos

10-dicas-para-acabar-de-vez-com-as-estrias-peso

Prevenir o envelhecimento da pele é um hábito diário que pode ser praticado desde criança. Realizar exercícios físicos regularmente, por exemplo, é um costume que faz bem para todo o corpo, pois melhora a saúde do coração, elimina gorduras e facilita a circulação sanguínea. Mantendo um corpo saudável, sua pele responde com mais beleza e uma aparência melhor.

Leia também: Conheça os benefícios do exercício físico para uma pele mais saudável

Mantenha uma alimentação saudável

blog-novun-alimentos-que-desaceleram-o-envelhecimento-da-pele-imagem-destaque

Tudo o que a gente come resulta em alguma alteração no nosso corpo. O excesso de gordura e a falta de vitaminas, por exemplo, podem se transformar facilmente em marcas de expressão no rosto. Mais do que começar a usar cremes anti-idade logo cedo, manter refeições balanceadas é uma forma simples e sem contra-indicação para a prevenção do envelhecimento, valendo para todas as faixas etárias. Inclua alimentos ricos em vitamina C e com baixo índice glicêmico, como a laranja, o abacate e o brócolis. Eles ajudam seu corpo a se manter mais saudável e estimulam a produção de colágeno.

Leia mais: 7 alimentos que combatem o envelhecimento da pele

Não abra mão da sua qualidade de vida

9-super-dicas-para-fazer-sua-pele-ficar-mais-firme-colageno

Felicidade reflete na pele, deixando nosso rosto mais bonito e mais jovem por mais tempo. O mesmo vale para a manutenção de hábitos saudáveis, que têm o poder de interferir em todo o nosso corpo. Durma pelo menos oito horas por dia, beba muita água e cuide-se bem, colocando seu bem-estar como prioridade. Conte também com recursos que podem te ajudar a manter um rosto mais bonito, com indicações de médicos e especialistas. Evitando bebidas alcoólicas e fugindo do tabagismo, sua pele vai responder com mais saúde e espantar as rugas precoces.

Você já segue alguma das dicas para manter uma pele mais bonita por mais tempo? Deixe seu comentário abaixo.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?