Skip to content

3 dicas para prevenir o surgimento de estrias

Temida por homens e mulheres, as estrias são cicatrizes na pele formadas devido ao rompimento do colágeno e das fibras elásticas. São lesões na camada mais profunda da pele, substituídas por um colágeno mais espesso, que acaba destoando do restante corpo, deixando marcas vermelhas ou brancas.

A principal causa do surgimento de estrias é a distensão da pele: ganhar ou perder peso muito rapidamente, por exemplo, pode fazer com que as fibras e o colágeno se rompam. O mesmo acontece com o estiramento da pele da barriga durante a gravidez. Outros fatores que interferem na ocorrência de estrias são problemas hormonais e a própria genética, que pode favorecer a baixa elasticidade da pele.

Leia também: Como o colágeno funciona no organismo

Existem tratamentos para reduzir as estrias a partir da renovação da pele e do estímulo à produção de colágeno. Eles costumam envolver esfoliação e descamação para que a pele seja renovada e sejam produzidos mais colágeno e elastina. Entretanto, o mais indicado é cuidar da saúde do corpo para evitar o surgimento das estrias, reduzindo a necessidade de tratamentos dolorosos e caros para revertê-las.

Veja abaixo três dicas que você pode começar a aplicar para prevenir o surgimento de estrias:

1- Mantenha seu corpo sempre hidratado

Essa dica vale não só para prevenir as estrias, mas para a saúde do organismo como um todo. Beber pelo menos dois litros de água todos os dias ajuda a evitar rupturas na pele, que é o órgão que mais se expõe ao sol e por isso sofre mais os efeitos da desidratação. Além de se hidratar de dentro para fora, aplicar cremes específicos para o seu tipo de pele também é importante para cuidar da elasticidade da pele. Encontre o tipo de produto ideal para você e tente aplicá-lo pelo menos uma vez ao dia, principalmente nas regiões mais propensas ao surgimento das marcas: quadril, barriga e pernas.

2- Tenha hábitos saudáveis

Exercícios físicos frequentes são essenciais para manter a pele firme. Além disso, praticar atividades ajuda no controle do sobrepeso e, com isso, evita alterações repentinas de peso, que podem acabar levando ao aparecimento ou intensificação das estrias. Outro hábito importante está na alimentação: evite gorduras e açúcar em excesso, pois elas interferem na função da fibra de colágeno e podem ser prejudiciais para o corpo como um todo. Tente ingerir alimentos ricos em vitamina C, zinco e vitamina E.

3- Aumente a quantidade de colágeno no seu organismo

Junto a hábitos saudáveis e cuidado da saúde, ingerir colágeno é uma forma de prevenir o surgimento de estrias. Opções de colágeno em cápsulas ou em pó, por exemplo, podem aumentar em até 30% a elasticidade da pele e evitar a ruptura que acaba levando ao processo inflamatório e à cicatrização que causam a estria.

Leia mais: Conheça os benefícios do colágeno em comprimido

Você tem estrias e quer evitar que novas apareçam ou que elas se intensifiquem? Comece hoje mesmo a cuidar do seu corpo e coloque essas dicas em prática, mantendo a beleza e a saúde da sua pele.

Back To Top
Envie um WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!!
Podemos te ajudar?