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5 Alimentos Ricos Em Colágeno Para Combater Os Sinais De Envelhecimento

5 Alimentos ricos em colágeno para combater os sinais de envelhecimento

Muito conhecido, especialmente por quem gosta de manter uma boa aparência, o colágeno nada mais é do que uma proteína. Existe uma grande diversidade de alimentos ricos em colágeno. No organismo humano, sua principal função é dar sustentação para as células e fazer com que permaneçam sempre unidas. Cerca de ¼ de toda a proteína do nosso corpo é representada pelo colágeno, que é o principal componente da pele, dos ossos e cartilagens.

A partir dos 30 anos de idade, a produção natural de colágeno diminui e é aí que começam a aparecer os sinais visíveis e invisíveis do envelhecimento: flacidez da pele e músculos, diminuição da densidade dos ossos, fios de cabelo mais finos e frágeis, articulações mais fracas. Para amenizar todos esses efeitos, devemos ter mais atenção com a nossa alimentação. Você poderá notar os benefícios da proteína quando passa a consumir alimentos ricos em colágeno!

Abaixo, separamos cinco opções de alimentos com abundância dessa proteína. Temos certeza que você pode incluir vários no seu cardápio de todos os dias facilmente!

Gelatina

Gelatina vermelha sobre um fundo branco colocada para servir de exemplo entre os alimentos ricos em colágeno.

Ótima opção de sobremesa, pois além de ter colágeno, é pobre em calorias. Mas atenção: não vale misturar com leite condensado e outras delícias que vão interferir nesse efeito positivo;

Frutas vermelhas

A imagem mostra morangos, amoras, mirtilos e oxicocos misturados. São frutas vermelhas consideradas alimentos ricos em colágeno.
Elas são ricas em substâncias chamadas de flavonoides, com ação antioxidante, que combatem a ação dos radicais livres e, por consequência, o envelhecimento das células. Dessa forma, estão atuando diretamente no problema que provoca a redução do colágeno;

Carnes

Quatro bifes de carne vermelha crua, cortados, sobre um fundo branco. Ao lado, vemos uma colher de madeira com grãos de pimenta e uma cebola. Também há grãos de pimenta espalhados em torno da carne.
São ricas em proteínas, que estimulam a produção do colágeno. Uma boa dica é apostar na carne branca, que tem esse mesmo benefício com o adicional de ser menos gordurosa. Para quem está de dieta, ótima opção!

Aveia

Grãos de aveia sobre um fundo branco servem de exemplo de alimentos ricos em colágeno.
Ela possui silício que é uma das substâncias essenciais para a formação de colágeno. Acrescente aveia nas frutas, sucos e vitaminas. Se quiser consumir na forma de mingau, procure usar leite desnatado e não acrescentar açúcar refinado;

Ovos

Bandeja com ovos sobre um fundo branco ilustram como exemplo de alimentos ricos em colágeno.
Funcionam pelo mesmo motivo das carnes, ou seja, são ricos em proteínas, de modo que contribuem diretamente com a produção de colágeno.

Dica! Sempre que for consumir colágeno, uma boa dica é associar algum alimento rico em vitamina C na mesma refeição, pois essa medida ajuda a melhorar a absorção daquela substância.

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